terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
LENDA DA FONTE DO SARDÃO
Conta a história que, uma das mouras que antigamente viviam no Monte do Castelo, tinha por hábito vir de noite, sozinha, beber da água daquela fonte.
Ora um dia, um frade do convento de Santo António regressava muito tarde a casa, quando viu um vulto na escuridão da noite. Resolveu esconder-se e pôr-se a observá-lo. Viu então uma formosa moura a beber da fonte. Esta, ao sentir-se observada, perguntou ao frade com que direito e para que fim a espreitava.
Respondeu então o frade que, ao ver uma mulher tão formosa sozinha àquela hora da noite, se tinha aproximado para a proteger de qualquer perigo. Agradecida, a moura pôs-se a conversar com o frade e acabaram por adormecer junto à fonte.
No Castelo, a moura-mestra deu pela sua falta e, depois de muito procurar, deu com ela e o frade. Ao ver que na cabeça da moura, da coroa de folhas e flores, só restavam as folhas de laranjeira, condenou a um encantamento eterno o frade, transformando-o num sardão e fez da moura uma árvore, que ainda hoje dá sombra e camélias, junto da fonte.
Esta fonte fica no monte por trás do Solar de Gondomil e, quem lá for, com sorte, ainda avista o sardão...
Fonte:http://www.cm-vilaverde.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário